top of page
Foto do escritorBernardo Ladeira

ORIGEM DO NOME CANNABIS E CENTRO DE DOMESTICAÇÃO DA PLANTA.

Atualizado: 16 de out.


Quando tentamos denominar as características morfológicas da cannabis ou atribuir características devido ao efeito causado pelo uso da sua flor, comumente nos deparamos com as denominações sativa, indica e ruderalis. Mas você sabe a origem desses termos? Será que realmente são espécies diferentes de cannabis? Nesse texto vamos te explicar qual a origem dessas denominações e falar sobre como a cannabis se espalhou pelo mundo.



Foram diversas as localidades do mundo que possuíam uma população específica de cannabis que acreditava-se tratar de diferentes espécies, porém, hoje é aceito que trata-se de um vegetal monoespecífico e cada indivíduo ou subespécie possui seu perfil quimiotípico e capacidade de adaptação à diferentes ambientes, sendo assim capazes de desenvolver o máximo de seu potencial em determinados biomas. Os principais fatores ambientais que alteram o metabolismo da planta e sua capacidade de produção de fitocanabinoides são: radiação solar, ritmo circadiano, sazonalidade, temperatura, altitude, disponibilidade de água e nutrientes, composição atmosférica e ataque de pragas e doenças.


Acredita-se que todas essas subespécies se originaram de um ancestral em comum, já extinto devido a intensa domesticação da planta pelo homem. No artigo de Long, T é apresentada uma teoria sobre o centro de domesticação da cannabis, ou seja, onde se deu início a domesticação dessa planta, acreditando ser ele na China e/ou Ásia Central, onde são encontrados os relatos mais antigos do uso humano. A partir daí a cannabis se espalha pela ação humana e chega as regiões da Índia, Rússia, Oriente Médio e Europa através das rotas de comércio do bronze e da seda. Ela também foi dispersada naturalmente por pássaros que se alimentavam da planta e ao migrar para diferentes regiões acabavam levando as sementes.


No continente americano a cannabis é trazida nas grandes navegações pelos colonizadores que implantaram a cultura do cânhamo nos EUA e Brasil e também pelos escravos que foram responsáveis por cultivar a cannabis mais produtora de resina psicoativa que era usada de forma ritualística e religiosa.


E ai o que achou dessas informações? elas te ajudaram a entender melhor a história da cannabis? fala ai pra gente.

 


Fontes:

  • Long, T., Wagner, M., Demske, D. et al. Cannabis in Eurasia: origin of human use and Bronze Age trans-continental connections. Veget Hist Archaeobot 26, 245–258 (2017). https://doi.org/10.1007/s00334-016-0579-6.

  • CLARKE, R.; MERLIN, M. Cannabis: evolution and ethnobotany. 1. ed. Los Angeles and Berkeley: University of California Press, 2013. 456p.

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page